Mensagem de aviso

Este formulário está fechado para novos envios.

Pesquisa de Interesse - Certificação Linux-LPI

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) está realizando uma pesquisa para identificar o interesse de profissionais e estudantes na área de Tecnologia da Informação na certificação Linux-LPI. A pesquisa tem o objetivo de levantar interessados em participar de cursos preparatórios e realização da certificação nos diferentes níveis, bem como verificar o perfil deste público.

A Linux Professional Institute – LPI é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida como a primeira organização do mundo a defender e ajudar o uso profissional do Linux, Open Source e Software Livre por meio da certificação profissional. Os exames de certificações LPI são registrados em vários lugares do mundo em vários idiomas.

Tipos de Certificação:

Essentials

  • Linux Essentials: o profissional está apto utilizar o editor básico de linha do console e demonstrar uma compreensão dos processos, programas e componentes do sistema operacional Linux.

Profissionais Linux

  • LPIC-1 Linux Administrator: o profissional está apto a realizar tarefas de manutenção com a linha de comando, instalar e configurar um computador com Linux e ser capaz de configurar redes básicas;
  • LPIC-2 Linux Engineer: o profissional está apto a administrar redes mistas de pequeno e médio porte;
  • LPIC-3 300 Enterprise Professional – Ambiente Misto: o profissional está apto a integrar serviços Linux em um ambiente misto em toda a empresa;
  • LPIC-3 303 Enterprise Professional – Segurança: o profissional está apto a proteger e fortalecer servidores, serviços e redes baseados em Linux em toda a empresa;
  • LPIC-3 304 Enterprise Professional – Virtualização e Alta Disponibilidade: o profissional está apto a planejar e implementar configurações de virtualização e alta disponibilidade em toda a empresa usando tecnologias baseadas em Linux.

Tecnologia Aberta

  • Engenheiro de Ferramentas DevOps - Certifica conhecimentos práticos de domínios relacionados ao DevOps, como Engenharia de Software e Arquitetura, Implantação de Contêiner e Máquinas, Gerenciamento de Configuração e Monitoramento.
  • BSD Specialist - O certificado de especialista BSD exige aprovação em um único exame. Este exame testa habilidades na administração de sistemas FreeBSD, NetBSD e OpenBSD. A cobertura dos três principais sistemas BSD garante que o detentor da certificação se sinta confortável trabalhando em ambientes baseados em BSD de qualquer tipo.

 

A pesquisa ficará disponível até 14/06/20.

 

A partir dos resultados obtidos na pesquisa de interesse, será estudada a viabilidade das aulas Preparatórias e a Certificação serem aplicadas no PTI-BR, em Foz do Iguaçu.